Festival Internacional de BD de Beja

 

Mais de 70 autores portugueses e estrangeiros, como Dame Darcy e Fabio Civitelli, vão contar "histórias aos quadradinhos" através das 21 exposições do sexto Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, que arranca este sábado, 29.

   Até 13 de Junho, os "amantes" de BD vão poder apreciar o traço de "autores consagrados e novos talentos" da nona arte, através de 12 exposições individuais e nove colectivas espalhadas por seis espaços do centro histórico de Beja.

   Além da Casa da Cultura, o "núcleo principal" do festival e onde funciona a Bedeteca de Beja, a organizadora do evento, as exposições vão poder ser apreciadas nas galerias do Desassossego e dos Escudeiros, nos museus Jorge Vieira e Rainha D. Leonor e no Instituto Politécnico.

   O festival vai mostrar "quase 600 pranchas, na maioria originais em exposição" de mais de 70 autores de 14 países e representantes das várias tendências da BD contemporânea.

   Devido à "visibilidade" do festival nas últimas edições, a organização espera este ano ultrapassar os 7.500 visitantes registados em 2009.

   A cartoonista norte americana Dame Darcy, o italiano Fabio Civitelli, o canadiano Niko Henrichon, o ilustrador francês Hyppolite, o croata Igor Hoffbauer e o britânico Rufus Dayglo são os autores estrangeiros que vão expor individualmente.
   JCoelho, João Fazenda, João Vaz de Carvalho, Jorge Miguel, Miguel Rocha e Regina Pessoa são, por sua vez, os autores portugueses escolhidos para as mostras individuais.

   O festival mostra também colectivas de autores da revista alternativa "Zona", do The Lisbon Studio, um atelier que reúne duas dezenas de ilustradores, designers e realizadores de cinema de animação, de originais dos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá, da editora portuguesa Kingpin Books e dos autores do Toupeira - Atelier de Banda Desenhada de Beja que desenham o fanzine da cidade "Venham + 5".

   Além das exposições, o festival inclui um Mercado do Livro de BD, com 56 editores representados e que vai decorrer na galeria exterior da Casa da Cultura, e uma programação paralela.